Arrebatamento, Quem Será Levado e Quem Será Deixado?

Quem Será Levado e Quem Será Deixado?
Verso Áureo: "Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. " (Mateus 15:13).
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Com a doutrina do rapto secreto implantada a partir do início do século 19, a idéia de um estágio no Céu assumiu grandes proporções, a ponto de, com raras exceções, todos os cristãos acreditarem em uma vida celestial. Quem vai querer ficar aqui nesta terra? É uma das muitas perguntas, cuja resposta é sempre negativa. Ninguém está interessado em ficar na Terra. De onde, no entanto, surgiu a doutrina de que o homem que servir a Deus, vai para o Céu? É, quando Jesus vier, um será levado e outro deixado: quem é quem nesta história? primeiro temos que entender que o arrebatamento é real e na primeira das duas partes da vinda de cristo, haverá um rapto (arrebatamento) que será visível para igreja e invisível para o mundo, mas o que queremos estudar aqui é após o milênio o que vai acontecer?
QUESTIONÁRIO
1. Os discípulos de Jesus tinham a fé de uma morada no Céu?
Os judeus, em geral, esperavam a vinda do Messias, que os livrasse de seus inimigos e assumisse o trono em Jerusalém (Lc 19:11,12; 24:21; 1:69-71; Jo 6:15; At 1:6-8). Em nenhum momento pensavam em um reino no Céu; esta idéia era tão estranha à eles que quando, por diversas vezes, Jesus preanunciava a Sua morte, não entendiam o que Ele queria dizer... Hoje, nós, com nossas mentes pré-concebidas, ao lermos tais passagens, pensamos, cá com os nossos botões: Como são ingênuos!!! Observe as questões a seguir:
2. Ao informar aos judeus incrédulos da Sua ida para um lugar onde não poderiam seguí-Lo, a que conclusão chegaram?
Isto os intrigou e perguntaram entre si: " ... Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos?" Ver João 7:33-36. Numa outra abordagem Jesus repetiu-lhes o assunto (Jo 8:21-23) e desta vez, pensaram que Ele queria se matar. Jesus, porém disse-lhes: "Vós sois de baixo ... "
3. Aos judeus incrédulos, era-lhes impossível seguir Jesus ao Céu. Será que a situação com os apóstolos era diferente? Igualmente, os discípulos desconheciam a possibilidade de uma ida ao Céu e quando Jesus repetiu-lhes a mesma palavra, ou seja, que não podiam segui-Lo, ficaram imaginando coisas.
Pedro intrigado indaga: "Senhor; para onde vais?". Eles não faziam a menor idéia; nem sequer cogitavam em numa ida aos Céus! (Jo 13:33-38). A tristeza que abateu os discípulos, portanto, não era por não poderem ir ao Céu, mas por terem que se separar da companhia de Jesus. Pedro estava disposto até a morrer, para que isto não acontecesse!
4. Para confortar Seus servos e conscientizá-los de que a separação era uma condição necessária e provisória, que lhes prometeu o Mestre?
Preparar-lhes lugar e depois voltar para estar com eles (uma analogia ao sistema judaico de casamento onde o noivo contraia as núpcias e volta para a casa dos seus pais, prepara-se para assumir uma vida à dois e então volta para a sua noiva). Durante este período, eles seriam confortados pela presença do espírito Santo (presença espiritual de Jesus) e se ocupariam em testemunhar do Evangelho do Reino para todas ,as nações, até a implantação do Reino - presença física de Jesus (Jo 14:3, 16-18; At 1:6-8).
A cidade celestial (com os seus "lugares") virá para cá, depois do Milênio e da restauração da Terra (Ap 21: 1-4). Aí sim, DEUS habitará com os homens... OBS: AINDA O RESTANTE DESSE ESTUDO SERÁ TERMINADO EM BREVE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Jarro o Vaso e a Botija

Porque Temos Que Nos Humilhar?

Como foi o Arrependimento de Salomão