Angelologia - Doutrina dos Anjos
TEOLOGIA DA ANGELOLOGIA – ESTUDO DOS
ANJOS
ANGELOLOGIA
Muito
se tem escrito no mundo secular e religioso acerca dos anjos, explorando a
credulidade de pessoas espiritualmente carentes e supersticiosas, induzindo-as
à conceitos errados e falsos sobre o mundo espiritual. Nestas lições,
procuraremos esclarecer a verdade e a realidade do assunto segundo a revelação
feita pela Bíblia Sagrada.
As
Escrituras ensinam que há uma ordem de seres celestiais distinto da humanidade
e da divindade. Quando consideramos os anjos, como em outras divisões da
teologia sistemática, existe um vastíssimo campo para uso da razão, porque
desde que o universo foi ordenado, esses seres entram em foco e continuarão
presente pela eternidade.
Os
Anjos, em sua constituição, foram criados espírito, como bem esclarece Hebreus
01:14, portanto, como espíritos são invisíveis. Tanto o Velho Testamento como o
Novo Testamento mencionam aparições de anjos a seres humanos, casos esses
específicos. Cremos na veracidade da sua existência e cremos em tudo quanto a
Bíblia afirma a seu respeito. Há um processo ordenado na história da criação
que se apresenta em três fases distintas como segue:
l. A
criação das coisas espirituais.
Jó 38: 1 - 7 Deus ao responder para Jó, que, quando os anjos foram criados nem o mundo material havia sido criado.
Jó 38: 1 - 7 Deus ao responder para Jó, que, quando os anjos foram criados nem o mundo material havia sido criado.
2. A
criação das coisas materiais. A criação material abrange todo o universo onde
sua extensão nos dá uma visão da grandeza de Deus.
3. A
criação da vida sobre a terra. Deus formou o homem com uma vida material em
combinação com o imaterial. Os anjos são apenas seres espirituais e os homens
são seres espirituais e materiais.
DEFINICÕES
O vocábulo "ANJO" tal qual aparece nas versões correntes, vem de um termo hebraico "MAL' AKH" (malaque), no grego foi traduzido como" ANGELLOS" Em ambos os testamentos o termo " ANGELLOS" tem o significado de MENSAGEIROS DE DEUS. ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA
O vocábulo "ANJO" tal qual aparece nas versões correntes, vem de um termo hebraico "MAL' AKH" (malaque), no grego foi traduzido como" ANGELLOS" Em ambos os testamentos o termo " ANGELLOS" tem o significado de MENSAGEIROS DE DEUS. ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA
ANGELLOS
= ANJOS - LOGIA = ESTUDO
Portanto,
ANGELOLOGIA significa " Doutrina dos anjos "
I -
NOMES APLICADOS AOS ANJOS
O termo anjo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb 1.14). Existem muitas outras citações similares com outros apelativos que expressam o mesmo significado.
O termo anjo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb 1.14). Existem muitas outras citações similares com outros apelativos que expressam o mesmo significado.
O
termo Anjo expressa todo ser celestial criado por Deus.
Gênesis
3: 24 - Querubim
Gênesis
18: 2 - Varão
Josué
5: 13 - 15 - Príncipes
Isaías
6: 2 - Serafim
Jó
1: 6 - Filhos de Deus
Salmos
104: 4 - Ministros
Efésios
1: 20-21 - Principados Potestades Domínios
Hebreus
1:14 - Espíritos Ministradores
Judas
9 - Arcanjo
II - A CRIAÇÃO DOS ANJOS
Os anjos são reais.
Eles exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independentes nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites a que foram criados.
Os anjos são reais.
Eles exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independentes nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites a que foram criados.
A
Bíblia fala da manifestação dos anjos na obra da criação do mundo físico (Jó
38.6,7). Eles estavam presentes quando Moisés recebeu de Deus as tábuas da Lei
(Hb.2.2);
No
nascimento de Jesus (Lc 2.13); Na ressurreição de Cristo (Mt 28.2; Lc 24.4,5);
na Ascenção de Cristo (At l.10). Quando foram servir ao Senhor Jesus no deserto
da tentação (Mt 4.11).
Sua
manifestação é incorpórea; eles são seres espirituais e morais. A realidade dos
anjos se comprova mediante os atributos de personalidade que eles demonstram
falando, pensando, sentindo e decidindo.
Entretanto,
os demônios, tomam para se incorporarem corpos de pessoas vivas ou de animais,
e por essas possessões materiais, se manifestam. Os anjos de Deus não tomam
outros corpos para se manifestarem, mas tomam formas de pessoas humanas
visíveis para se fazerem manifestos. (I Cor. 15: 40 - 44)
Anjos
não são meros espíritos sem corpos. Como podemos saber através da declaração do
Nosso Senhor de que os filhos da ressurreição serão iguais aos Anjos.
São
revestidos de corpos espirituais tais como os que nos são prometidos se formos
havidos por dignos de alcançar a ressurreição (Fil. 3: 21). O corpo espiritual
corresponde às necessidades da vida espiritual. No arrebatamento o nosso corpo
não será o mesmo corpo terreno e corrupto, mas espiritual que participará da
natureza espiritual.
2.
Existem anjos bons e maus. Na criação original dos anjos, não houve essa
classificação entre bons e maus. A Bíblia declara que os anjos foram criados no
mesmo nível de justiça bondade e santidade (2 Pe 2.4; Jd 5).
O
que define entre bons e maus é o fato de que foram criados como seres morais
com livre-arbítrio, e daí a liberdade de escolha consciente entre o bem e o
mal. A queda de Lúcifer deve-se a esta condição moral dos anjos (Is 14.12-16;
Ez 28.12-19).
A
Bíblia fala acerca dos anjos que pecaram contra o Criador e não guardaram a sua
dignidade (2 Pe 2.4; Jd 6; Jó 4.18-21). Aos anjos que não pecaram e não
seguiram a Lúcifer, Deus os exaltou e os confirmou em sua posição celestial e
para sempre estarão na sua presença, contemplando e executando a vontade do
Criador (1 Tm 5.21; Mt 18.10).
3. A
habitação dos anjos. Ao estudarmos as várias classes angelicais, entendemos que
estas são distintas por várias atividades e se manifestam no vastíssimo espaço
das "regiões celestiais". A Bíblia declara ainda que os anjos de Deus
são organizados em milícias espirituais que povoam os céus e são distribuídos
em distintas ordens e graus (Lc 2.13; Mt 26.53). Trata-se, portanto, de uma
habitação numa dimensão celestial.
4. O
número de anjos. A quantidade existente de anjos é única e incontável, porque
desde que foram criados não foram aumentados nem diminuídos. Eles não procriam
e foram criados de uma vez pelo poder da Palavra de Deus. (Marcos 12: 25)
A
Bíblia utiliza expressões variadas para designar "milhares de milhares
", "multidão dos exércitos celestiais ", "muitos milhares
de anjos" (Ap 5.11; Dn 7.10; Dt 33.2; Hb 12.22; Lc 2.13). É impossível
determinar o número de anjos porque é incontável e é o mesmo número em todos os
tempos, desde que foram criados (Sl 148.2-5).
Os
Anjos são filhos de Deus numa condição original, visto que Deus os criou. (Col.
1: 16)
Esta
passagem nos traz informações de que há no mundo invisível grande variedade de seres
celestiais, da qual nosso mundo visível é uma pálida reprodução, ou seja, Deus
não criou somente uma classe de Anjo.
III - NATUREZA GERAL DOS ANJOS
1. Os anjos são criaturas. No princípio de todas as coisas, antes da criação do mundo físico, Deus criou os anjos. A expressão "exército do céu", dependendo do contexto, pode ter duas interpretações. Em Gênesis 2.1, Salmos 33.6 e Neemias 9.6, refere-se aos anjos.
1. Os anjos são criaturas. No princípio de todas as coisas, antes da criação do mundo físico, Deus criou os anjos. A expressão "exército do céu", dependendo do contexto, pode ter duas interpretações. Em Gênesis 2.1, Salmos 33.6 e Neemias 9.6, refere-se aos anjos.
É
impossível fixar o tempo em que foram criados os anjos, mas a resposta de Deus
a Jó declara que eles foram criados antes de todas as outras coisas (Jó 38.4,7)
2.
Os anjos são seres espirituais. Os corpos espirituais não possuem limitações
físicas, por isso a "lei da gravidade" não exerce qualquer influência
ou poder sobre coisas espirituais. Por serem superiores à matéria, os anjos
podem tomar formas humanas para se fazerem perceptíveis aos sentidos físicos do
homem, se houver necessidade. Não sofrem ação da natureza (Juízes 13: 19 - 20)
Hebreus
1:14 não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para
servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Não
envelhecem Marcos 16: 5
Porque
não envelhecem? Não sofrem a ação do tempo
Várias
aparições de anjos feitas a Abraão, Ló, Jacó, Josué, Pedro e Paulo são exemplos
indiscutíveis da Bíblia (Gn 18.1-10; 28.10-22 etc.) Ainda em nosso tempo, os
anjos aparecem aos servos de Deus na terra.
3.
Os anjos são seres poderosos. O salmista os descreveu como "valorosos em
poder" que executam as ordens de Deus e lhe obedecem (Sl 103.20).
II
Pedro2: 11 Enquanto os Anjos, sendo maiores em força e ...
Quando
os pais de Sansão levantaram um altar ao Senhor, um anjo desceu sobre as chamas
do altar sem sofrer qualquer dano (Jz 13.19,20).
Um
só anjo matou a 185 mil soldados do exército assírio (Is 37.36). Um só anjo
destruiu com fogo as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 19). Um só anjo removeu a
pedra do sepulcro onde Jesus foi sepultado, quando se exigia vários homens para
remover aquela enorme pedra (Mt 28.2) Embora os anjos tenham poderes, eles são
limitados (2 Sm 24.16; Ap 18.1,21; Gn 19.13).
Seus
poderes sobrepujam grandemente aos dos homens, entretanto estes poderes são
estritamente limitados.
Poder
sobrenatural Atos 12: 7 - 10; Mateus 28: 2; II Reis 19 :35
Poder
sobre a natureza Apocalipse 7: Apocalipse 14 :18; Apocalipse 16: 5
4.
Os anjos são seres pessoais. Na experiência com os homens, os anjos falam,
orientam, ouvem e determinam. A Bíblia dá a entender que os anjos possuem uma
inteligência superior à dos homens, mas não igual ou superior à de Deus (2 Sm
14.20; 1 Pe 1.12) Dotados de sentimentos, anjos podem experimentar emoções
quando rendem culto a Deus (Sl 148.2).
Eles
conhecem suas limitações e se contentam com tudo o que fazem e podem fazer (Mt
24.36).
5.
Os anjos são seres imortais. Os homens podem morrer, mas os anjos são espíritos
imortais (Lc 20.34-36). Significa que eles não estão sujeitos à dissolução, ou
putrefação orgânica, visto que seus corpos são imateriais. A imortalidade
deriva da pura espiritualidade.
N.B.
Imortalidade é diferente de Eternidade.
III. CARACTERÍSTICAS ESPECIASIS
O Senhor deu aos anjos conhecimento, poder e mobilidade mais elevados do que aos homens. Por esses elementos descobrimos algumas características especiais capazes de fazer-nos compreender alguns aspectos da revelação bíblica e das relações pessoais com os homens.
O Senhor deu aos anjos conhecimento, poder e mobilidade mais elevados do que aos homens. Por esses elementos descobrimos algumas características especiais capazes de fazer-nos compreender alguns aspectos da revelação bíblica e das relações pessoais com os homens.
Santidade
No Apocalipse, os anjos são identificados como santos. Isto implica em que eles
foram colocados em estados eterno de santidade (Ap. 14.10).
Outros
textos das Escrituras os identificam como "santos" (Mt 25.31; Mc
8.38; Lc 9.26; At 10.22) para os distinguir dos anjos caídos Jo 8.44 e 1 Jo
3.8-10.
Reverência
Uma das características principais das atividades angelicais é o louvor e a
adoração (Sl 29.1,2; 89.7; 103.30; 148.2). Jesus declarou que os anjos de Deus
sempre estão na presença do Pai e vêm a sua face (Mt 18.10).
De
modo geral, todos os anjos de Deus o louvam e o adoram, mas há uma classe
específica das hostes angelicais cuja função principal é louvar e adorar a
Deus. Reverência é respeito e veneração marcado pelo temor. Esse temor não é
medo, mas significa reconhecimento do poder superior de Deus. Serviço.
O
autor da Epístola aos Hebreus denomina os anjos de "espíritos
ministradores" (Hb 1.14), indicando que eles exercem serviços especiais
aos interesses do Reino de Deus.
Os
anjos executam a vontade de Deus O próprio sentido da palavra "anjo"
é mensageiro. Portanto, é função precípua dos anjos servir aos interesses de
Deus, obedecendo-lhe em toda a sua soberana vontade. Mais uma vez o autor de
Hebreus indica essa função angelical de serviço quando diz: "Ainda quanto
aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos e a seus ministros labaredas
de fogo"(Hb 1.7). O escritor sagrado os destaca como "ministros"
para identificar o serviço que prestam a Deus em favor dos santos em Cristo.
Os
anjos cuidam e protegem os fiéis há um texto nos Salmos que declara que "o
anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem e os livra"(Sl 34.7).
Elias, ameaçado de morte pela rainha Jesabel, mulher de Acabe, precisou fugir
da cidade para escapar com vida. Elias fugiu para o deserto e assentou-se
debaixo de uma pequena árvore chamada zimbro. Estava triste e decepcionado, por
isso, pediu a morte. Deitado debaixo daquele zimbro, veio um anjo da parte de
Deus e o tocou e lhe disse: "Levanta-te e come. E olhou, e eis que à
cabeceira estava um pão cozido sobre brasas, e uma botija de água; e comeu, e
bebeu e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e tocou-o, e
disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho"(1 Rs
19.5-7)
Os
anjos punem os inimigos de Deus Os inimigos de Deus agem de muitas maneiras,
mas nada passa despercebido pelo Senhor. Houve um rei da Assíria, chamado
Senaqueribe, que desafiou ao Deus de Ezequias, rei de Judá. Imediatamente Deus
enviou um anjo poderoso o
qual
destruiu o exército assírio de 185 mil soldados. Para preservar o seu povo e o
seu nome, Deus puniu aqueles inimigos (2 Rs 19.35). No período dos juízos
finais da história da humanidade, os anjos serão os emissários de Deus para
executarem o seu juízo contra aqueles que rejeitam a Jesus como Salvador do
mundo e se constituem em inimigos declarados do soberano Senhor (mt 13.50).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS
Alguns possuem asas Êxodo25: 20, Isaías 6: 2-6
Alguns possuem asas Êxodo25: 20, Isaías 6: 2-6
N.B.
Na esfera espiritual as asas não são órgãos necessários para voar. Daniel 9: 21
- Atos 1: 9
Protetor
II Reis 6 :17
Influenciam
nos pensamentos Joâo 13: 2
Muito
rápido Daniel 9: 21
Não
são Oniscientes Gênesis 19 :12; Marcos 13 :32
Submisso
II Samuel 24: 16
Não
aceitam adoração Apocalipse 19: 10
Regozijam
Lucas 15: 7 - 10
Servem
Salmo 103: 20
Observam
I Coríntios 4: 9; Efésios 3: 9 - 10
Recebem
nosso espírito Lucas 16: 22
Reunirão
os escolhidos Mateus 24: 31
IV -
CLASSIFICAÇÃO ANGELICAL
No tocante à categoria ou classificação Angelical, as Escrituras dão testemunhos mais abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da personalidade dos Anjos foi estabelecido pelo Criador, isto é, cada Anjo em si mesmo se contenta com aquilo que é.
No tocante à categoria ou classificação Angelical, as Escrituras dão testemunhos mais abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da personalidade dos Anjos foi estabelecido pelo Criador, isto é, cada Anjo em si mesmo se contenta com aquilo que é.
A
organização angelical abrange as várias categorias ou classes de anjos. À
semelhança das organizações políticas existentes no mundo, com graduações e
poderes maiores e menores, as cortes angelicais também possuem a sua
hierarquia. Estudaremos o assunto de um modo genérico, mas obedecendo a uma
certa ordem.
1 - UMA HIERARQUIA
A Bíblia dá a entender que os anjos de Deus se acham organizados de forma hierárquica, isto é‚ numa forma de graduação, de autoridade. Essa graduação ‚ destacada pelo tipo de atividade que os anjos exercem em todo o Universo e na presença de Deus.
A Bíblia dá a entender que os anjos de Deus se acham organizados de forma hierárquica, isto é‚ numa forma de graduação, de autoridade. Essa graduação ‚ destacada pelo tipo de atividade que os anjos exercem em todo o Universo e na presença de Deus.
O ARCANJO MIGUEL
A palavra "arcanjo" representa a mais elevada posição na hierarquia angelical. O prefixo "arc", do grego "arch", sugere tratar-se de um chefe, um príncipe, um primeiro-ministro.
A palavra "arcanjo" representa a mais elevada posição na hierarquia angelical. O prefixo "arc", do grego "arch", sugere tratar-se de um chefe, um príncipe, um primeiro-ministro.
Entre
os livros apócrifos, existe o livro de Enoque, que apresenta sete arcanjos, a
saber: Uriel, Rafael, Raquel, Saracael, Miguel, Gabriel e Remiel. Mas o único
nome dessa lista que aparece nos livros canônicos da Bíblia que usamos é o do Arcanjo
Miguel.
Judas
9, mas o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito
do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele, mas
disse O Senhor te repreenda.
Esse
arcanjo se destaca biblicamente como uma espécie de administrador e protetor
dos interesses divinos em relação a Israel) (Dn 12.1). O Arcanjo Miguel ‚
denominado " príncipe dos filhos de Israel " porque é o guardião
dessa nação.
Daniel
10:13 ... e eis que Miguel, um dos primeiros Príncipes, veio para ajudar-me.
Miguel
sempre aparece em conotação com Israel, trazendo a imagem de um guerreiro.
Daniel
12 :1 E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta
pelos filhos de teu povo,
Na
visão apocalíptica e escatológica que João teve na Ilha de Patmos, o Arcanjo
Miguel surgirá como o grande comandante dos exércitos celestiais contra as
milícias satânicas, representadas pelo dragão, símbolo de Satanás (Ap 12.7-12).
Na vinda pessoal de Jesus Cristo, na primeira fase de convocação dos remidos do
Senhor, a escritura não dá nome ao arcanjo, mas declara que a voz do arcanjo
será ouvida pelos mortos santos, os quais ressuscitarão e se levantarão de suas
sepulturas para ir ao encontro do Senhor nos ares (I Ts 4.16).
O ANJO GABRIEL
Lucas 1:19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
Lucas 1:19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
Gabriel
significa o " Varão de Deus "
É
primordialmente o mensageiro da misericórdia e da promessa de Deus.
Ele
aparece 4 vezes na Bíblia e em todas aparece trazendo boas notícias.
Daniel
8 :16, Daniel 9 :21 -- Lucas 1:19, Lucas 1:26
Gabriel
também é visto como um Embaixador Celestial, em razão de suas aparições terem
caráter especial de um embaixador:
-
Trouxe a Daniel a notícia do futuro de Israel.
-
Avisou Zacarias do nascimento de João Batista
-
Trouxe ao mundo a notícia do nascimento de Jesus Cristo.
Gabriel
é tido como um anjo de elevado poder angelical, da mais alta confiança da corte
celestial.
OS QUERUBINS
Essa classe de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com o trono de Deus. A palavra querubim, no original hebraico "querub”, tem o sentido de guardar, cobrir.
Essa classe de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com o trono de Deus. A palavra querubim, no original hebraico "querub”, tem o sentido de guardar, cobrir.
Eles
aparecem pela primeira vez na Bíblia em Gênesis no Jardim do Éden para guardar
a entrada oriental a fim de que o homem que havia pecado contra o seu Criador
não tivesse acesso ao caminho da árvore da vida.
Gênesis
3: 24 E havendo lançado fora o homem, pôs Querubins ao oriente do Jd. Éden.
O
que aprendemos acerca dos querubins‚ é que eles possuem uma posição elevada na
corte celestial e estão diretamente ligados ao trono de Deus (I Sm 4.4; II Rs
19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16). Em Ezequiel 10, os querubins aparecem cheios
de olhos e o trono de Deus está acima deles. (Significa a onividência de Deus)
A
ligação dos querubins com o trono de Deus nos ensina que eles guardam o acesso à
presença de Deus.
Sua
função, é proteger, para que o pecado não venha poluir a santa presença de
Deus.
Novamente
encontramos estes seres como protetor sobre a arca da aliança (representa a
presença de Deus) Só nos é possível entrar no Santo dos Santos ou " Lugar
Santíssimo " com o sangue da aliança em nossas vidas (Hb 10.19-22).
Êxodo25:
20 Os Querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o
propiciatório; as faces deles uma de fronte da outra; as faces dos Querubins
estarão voltadas para o propiciatório.
Em
outros textos encontramos os Querubins representando as coisas celestiais e
sempre associado à Glória de Deus.
Salmos
99:1 O Senhor Reina; tremam as nações; ele está entronizado entre os Querubins;
...
Hebreus
9: 5 E sobre a Arca os Querubins da glória...
Ezequiel
9: 3a, 10: 2b E a Glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual
estava...
OS SERAFINS
O vocábulo serafim deriva do "saraph" e significa ardente, refulgente ou brilhante, nobres ou afogueados. Esta classe de anjos aparece uma só vez na Bíblia em Isaías 6.1-3. Alguns escritores judeus têm procurado sustentar que os Serafins são brilhantes.
O vocábulo serafim deriva do "saraph" e significa ardente, refulgente ou brilhante, nobres ou afogueados. Esta classe de anjos aparece uma só vez na Bíblia em Isaías 6.1-3. Alguns escritores judeus têm procurado sustentar que os Serafins são brilhantes.
Isaías
6: 2 Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas com duas cobriam
seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam.
Nesta
escritura, os serafins estão intimamente ligados ao serviço de adoração e
louvor ao Senhor. Nesse serviço, eles promovem, proclamam a santidade de Deus.
O termo Serafim fala de adoração incessante, do seu ministério de purificação.
Na
visão de Isaías, os serafins são representados como tendo seis asas. As asas de
cada serafim tinham funções específicas. Com duas asas cobriam o rosto, numa
atitude de reverência perante o Senhor. Com as outras duas asas cobriam os pés,
falando de santidade no andar diante de Deus, e com as duas últimas asas, eles
voavam. Essa visão de seres alados não significa que todos os anjos,
obrigatoriamente, têm de ter asas. As asas desses serafins tinham por objetivo
mostrar ao profeta a capacidade de movimento e locomoção dos anjos para
realizarem a vontade de Deus. É uma forma materializada que os seres
espirituais usam para serem compreendidos.
Isaías
6: 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos
exércitos; toda terra está cheia da sua Glória.
Seu
louvor constantemente é dirigido à Trindade. Santo (Deus), Santo (Jesus), Santo
(E. Santo)
Neste
texto devemos observar o pronome (nós) no verso 8.
Isaías
6: 4 E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se
encheu de fumo.
A
Bíblia nos apresenta ainda mais alguns termos aplicados aos anjos.
Col.
1: 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados,
sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele
Rom.
8: 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem
principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
Segundo
alguns teólogos a divisão ficaria assim: Tronos, (querubins e serafins),
Poderes, (domínios e potestades), Principados, (arcanjos e anjos comuns).
Apresentaremos
uma classificação segundo a ordem dos textos Cl 1.16 e Rm 8.38, sem nos
preocupar com uma ordem definitiva.
TRONOS
(Cl 1.16) Conforme está no original grego, "thronoi" tem um sentido especial porque se refere a uma classe de anjos que está diretamente ligada à majestade e soberania de Deus.
(Cl 1.16) Conforme está no original grego, "thronoi" tem um sentido especial porque se refere a uma classe de anjos que está diretamente ligada à majestade e soberania de Deus.
É
possível que os "querubins" estejam diretamente ligados a esse tipo
de atividade real, pois alguns textos identificam os querubins como os seres
sobre os quais Deus está assentado e reinando (I Sm. 4.4; II Rs 19.14; Sl 80.1;
99.1).
Quiséramos
ser os "tronos" de Deus! Entretanto, Deus ostenta sua glória através
de nós mediante a permanência do Espírito Santo em nosso ser.
DOMÍNIOS
(Cl 1.16). Em algumas versões, o termo grego "kuriothes" ou "kuriotethoi" tem o sentido de soberanias ou dominações (Ef 1.21).
(Cl 1.16). Em algumas versões, o termo grego "kuriothes" ou "kuriotethoi" tem o sentido de soberanias ou dominações (Ef 1.21).
A
classe especial de anjos dominadores tem como função principal executar as
ordens de Deus sobre as coisas criadas. Paulo diz que esses anjos executam as
ordens divinas sob autoridade de Cristo.
Subentende-se
pelo contexto doutrinário do papel dos anjos, que essa classe denominada
"dominadores" age de forma executiva sobre o Universo e sobre
determinadas esferas espirituais.
PRINCIPADOS
(Cl 1.16). Mais uma vez aquelas categorias especiais dos querubins e serafins se confundem com essas classificações de tronos, domínios, principados e potestades. Por isso, é difícil estabelecer uma ordem específica; porém, o que está revelado acerca dessas classes de anjos nos é suficiente para entender a sua importância e o seu ministério.
(Cl 1.16). Mais uma vez aquelas categorias especiais dos querubins e serafins se confundem com essas classificações de tronos, domínios, principados e potestades. Por isso, é difícil estabelecer uma ordem específica; porém, o que está revelado acerca dessas classes de anjos nos é suficiente para entender a sua importância e o seu ministério.
A
palavra "principados" no grego bíblico é "archai", e
refere-se a uma classe de anjos que têm poderes de príncipes. Nos reinos
terrestres, os principados regem sobre territórios pertencentes ao reino.
Podemos
ver isto na história de Lúcifer, o qual havia sido estabelecido como
"querubim ungido para proteger" e estava no monte santo antes de sua
queda. Ao mesmo tempo, parece-nos que sua posição de "querubim" é
fortalecida e acrescida por outra posição de "principado". Supõe-se
que ele governava o planeta na posição de "principado", e só perdeu
essa posição quando se rebelou contra o Criador e Senhor (Is 14.13; Ez 28.16;
Ap 12.9).
Devemos
também considerar um outro "príncipe" chamado Miguel, referido na Bíblia
como "um dos primeiros príncipes" de Deus (Dn 10.13).
POTESTADES
(Cl 1.16). Potestades referem-se a anjos especiais que executam tarefas especiais da parte de Deus. Não se trata de poderes angelicais isolados, mas são chamados de "potestades" porque foram investidos de uma autoridade especial. Vários exemplos se destacam na Bíblia das ações poderosas dessa classe de anjos. Um destes anjos foi enviado por Deus para destruir a cidade de Jerusalém e só parou sua destruição quando Deus lhe ordenou que guardasse a sua espada (I Cr 21.15-27).
(Cl 1.16). Potestades referem-se a anjos especiais que executam tarefas especiais da parte de Deus. Não se trata de poderes angelicais isolados, mas são chamados de "potestades" porque foram investidos de uma autoridade especial. Vários exemplos se destacam na Bíblia das ações poderosas dessa classe de anjos. Um destes anjos foi enviado por Deus para destruir a cidade de Jerusalém e só parou sua destruição quando Deus lhe ordenou que guardasse a sua espada (I Cr 21.15-27).
O
salmista Davi destaca anjos que são "magníficos em poder" (Sl
103.20). Isto revela que esses anjos pertencem a uma classe de seres poderosos,
mas não onipotentes. A onipotência é atributo único do Deus Trino, por isso,
nenhuma criatura jamais teve nem terá poderes totais. A magnitude do poder
dessas potestades se limita ao nível da capacitação dada por Deus para o
cumprimento de suas obrigações.
REINO DOS ANJOS MAUS
No estudo de Angelologia não só as Escrituras focalizam os Anjos do bem que segundo se diz, se movimentam neste vasto reino de luz, mas ela também de igual modo, nos informa sobre o vasto reino de seres tenebrosos, isto é, o mundo dos espíritos malignos que se opõem tanto a Deus como à sua obra.
No estudo de Angelologia não só as Escrituras focalizam os Anjos do bem que segundo se diz, se movimentam neste vasto reino de luz, mas ela também de igual modo, nos informa sobre o vasto reino de seres tenebrosos, isto é, o mundo dos espíritos malignos que se opõem tanto a Deus como à sua obra.
Eles
são chamados tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, por vários
nomes e títulos que representam suas disposições hostis.
Um
destes seres é Satanás que iremos observar a luz de cada contexto. Vejamos:
Apocalipse
12: 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e
Satanás, que engana todo mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos
foram lançados com ele.
Há
muitos "demônios", mas existe um único "diabo".
"Diabo" é transliteração do vocábulo grego "diábolos", nome
sempre usado no singular, que significa "acusador" e é aplicado nas
Escrituras exclusivamente a Satanás. "Demônio" é transliteração de
"daimon" ou "daimonion", o plural é "daimonia".
Tanto
o Senhor Jesus Cristo como os escritores do Novo Testamento, usaram este nome
empregando a pessoa de Satanás por muitas vezes.
Sendo
Satanás uma criatura maligna, porque Deus o criou?
Ezequiel
28 :14 Tu eras Querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo
de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Quando
Deus o criou, este era perfeito nos seus caminhos, perfeito em formosura, cheio
de sabedoria, era o auge da criação.
1 - A TRANSFORMAÇÃO DESTE QUERUBIM
Ezequiel 28 :18 - 19 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comercio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
Ezequiel 28 :18 - 19 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comercio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
--
Transformado como cinza, Deterioração da aparência, sem residência
2 -
ALGUNS NOMES ATRIBUIDOS A SATANAS
O grande inimigo de Deus é visto por toda a Bíblia. sempre em conexão com o mal, os nomes que lhe são atribuídos, representam em si mesmo, a personificação da maldade.
O grande inimigo de Deus é visto por toda a Bíblia. sempre em conexão com o mal, os nomes que lhe são atribuídos, representam em si mesmo, a personificação da maldade.
Vejamos:
Diabo
-- Caluniador -- Acusador Apocalipse 12: 9
Satanás
-- Adversário Apocalipse 20: 2
Dragão
-- Serpente -- Falsidade Apocalipse 12: 3
Príncipe
dos demônios -- Líder dos demônios Mateus 12: 24
O
tentador -- Leva o homem a pecar Mateus 4: 3
Apolion
-- Destruição -- Ruína Apocalipse 9:11
Belzebu
-- Maioral dos demônios Mateus 12: 24
Pai
da mentira -- Enganador João 8: 44
Em
Apocalipse 2: 13, fala-se dele como contendo um trono no qual exerce poder,
como se fora rei, e considerado o chefe dos anjos maus
3 -
A PRESENTE POSIÇÃO DE SATANÁS
- Tem um reino de demônios Mateus 12: 24
- Tem um reino de demônios Mateus 12: 24
-
Controle geral I João 5 :19
-
Controle político João 12: 31
- Controle
eclesiástico II Coríntios 4: 4
-
Controle espiritual Mateus 13: 38
Este
vasto reino das trevas centraliza sua estratégia contra a humanidade
(principalmente contra os salvos)
Apocalipse
12: 9 ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
4 - O DESTINO DE SATANÁS
Podemos traçar brevemente a história de satanás, do começo ao fim.
Podemos traçar brevemente a história de satanás, do começo ao fim.
Vemo-lo
primeiro no céu Isaías 14: 12
Ninguém
pode dizer por quanto tempo ele viveu gozando o favor de Deus, mas veio a hora
em que ele e muitos outros anjos caíram.
Encontramos
a seguir no Jardim do Éden Gênesis 3 1 - 15
Por
intermédio da serpente ele se tornou o agente da queda do homem
Em
seguida encontramos no céu Jó 1: 6 - 7
Tendo
acesso tanto ao céu como na terra, aparece diante de Deus e tem a permissão de
tentar a Jó.
No
futuro será lançado à terra Apocalipse 12: 9
Aparentemente
isto acontecerá no período da Grande Tribulação.
Podemos
nos alegrar ao observar que sua presença na terra será curta.
Da
Terra será lançado no abismo Apocalipse 20 :1 - 3
Isto
se dará quando Cristo retornar à terra com poder e grande glória para implantar
o seu reino milenar.
Satanás
será acorrentado e confinado ao abismo por mil anos.
Será
solto por pouco tempo Apocalipse 20: 3
Durante
este período tentará frustrar os planos de Deus, mas seus planos não darão
certo.
Em
seguida será lançado no Lago de Fogo Apocalipse 20:10
Fogo
descerá dos céus e os destruirão e todos serão lançados no lago de fogo.
As
escrituras não autorizam a ideia de que o Inferno ou Lago de Fogo é um reino
onde ele manda ou reina.
Satanás
não será nenhum "REI "no Lago de Fogo
A QUEDA (PARCIAL) DO MUNDO ANGELICAL
Para a imaginação humana, o presente assunto e difícil de ser elucidado, a não ser aquilo que se pode depreender dos textos e contextos que focalizam o significado do pensamento.
Para a imaginação humana, o presente assunto e difícil de ser elucidado, a não ser aquilo que se pode depreender dos textos e contextos que focalizam o significado do pensamento.
1 - O FATO DE SUA QUEDA
Entretanto, tudo nos leva a crer que os anjos foram criados em estado de perfeição.
Entretanto, tudo nos leva a crer que os anjos foram criados em estado de perfeição.
Quando
nos referimos ao relato da criação lemos sete vezes que o que Deus havia feito
era bom.
Isso
certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade quando originalmente
criados, mas diversas passagens mostram alguns dos anjos como maus. Mat. 25:41
Não
pode haver dúvidas, portanto, de que houve realmente uma queda dos anjos.
2 - A EPOCA DE SUA QUEDA
A Escritura silencia quanto a este assunto, mas deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da do homem, já que Satanás entrou no jardim sob a forma de serpente e induziu Eva a pecar.
A Escritura silencia quanto a este assunto, mas deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da do homem, já que Satanás entrou no jardim sob a forma de serpente e induziu Eva a pecar.
Sugerimos
que ela ocorreu algum tempo após a criação dos céus, e que foi a causa principal
da condição descrita em Gênesis 1: 2
3 - A CAUSA DE SUA QUEDA
Este é um dos profundos mistérios da teologia. Mostramos acima que os anjos foram criados perfeitos. Isto significa que toda a afeição era dirigida a Deus.
Este é um dos profundos mistérios da teologia. Mostramos acima que os anjos foram criados perfeitos. Isto significa que toda a afeição era dirigida a Deus.
A
questão é: como pode tal ser cair? É bom lembrar que a criatura tinha
originalmente o que os teólogos chamam "posse pecare et posse non
pecare", isto é a capacidade de pecar e a capacidade de não pecar, ou seja
o livre arbítrio.
Devemos
ter em mente três pontos importantes no que diz respeito ao peca-do original
destes seres espirituais.
A -
O pecado original dos Anjos foi o ter seguido a Satanás em sua revolta quando
tentou derrubar a Deus.
Isaías
14 :13 Nesta interpretação não existe previsão de tempo.
B -
Os judeus tinham uma tradição, com base em Gênesis 6: 2
Os
anjos desejaram as mulheres humanas (concupiscência) Nesta interpretação a
queda dos anjos ocorreu depois da queda do homem no jardim do Éden.
C -
Outra possibilidade, se baseia no terceiro capítulo de Gênesis, onde se narra a
história da tentação.
Evidentemente
o pecado cometido por Adão e Eva, indiretamente atingiu os seres angelicais.
Romanos
5: 12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a
morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos
pecaram.
Devemos,
portanto, concluir que a queda dos anjos se deu devido a sua revolta deliberada
e autodeterminada contra Deus.
Se
indagarmos que motivo em particular pode ter estado por trás dessa rebelião, parecemos
obter diversas respostas das Escrituras.
Conf.
Ezequiel 28 e Isaías 14 citaremos algumas possíveis causas: Ambição desmedida e
o desejo de ser mais que Deus, Prosperidade e beleza, Egoísmo e
descontentamento
4 - O RESULTADO DE SUA QUEDA
Diversos resultados de sua queda aparecem nas Escrituras.
Diversos resultados de sua queda aparecem nas Escrituras.
--
Perderam sua santidade e se tornaram corruptos em natureza e conduta.
--
Serão, em um dia no futuro, após seu julgamento, lançados no Lago de Fogo.
Os
anjos que são mantidos aprisionados.
11
Pedro2 :4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os
lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados
para o juízo.
Judas
6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram sua própria
habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande
dia;
Parece
que todos concordam que Pedro e Judas se refere aos mesmos anjos.
Pedro
simplesmente diz que eles pecaram e que Deus os precipitou no Tártaro,
entregando-os a abismos de trevas e reservando-os para juízo.
Judas
apresenta seu pecado como sendo o de haver abandonado seu próprio principado.
Assume-se
que Deus tenha nomeado um ou mais anjos para cada uma das nações.
(Daniel
10 :13,20) Deixar seu principado poderia significar infidelidade, também
poderia significar que eles tentaram obter outro principado mais cobiçado
Tártaro
é um lugar sombrio abaixo do inferno.
-
Estão presos em cadeias II Pedro2 :4
-
Grande quantidade Apocalipse 9 :15 - 16
-
São violentos Apocalipse 9:15
DEMÔNIOS
Quando examinam as Escrituras, algumas pessoas ficam em dúvida se os demônios devem ser classificados juntamente com os anjos ou não; mas não há dúvida de que, na Bíblia, há ensino positivo concernente a cada um dos dois grupos.
Quando examinam as Escrituras, algumas pessoas ficam em dúvida se os demônios devem ser classificados juntamente com os anjos ou não; mas não há dúvida de que, na Bíblia, há ensino positivo concernente a cada um dos dois grupos.
A
origem dos demônios não é revelada nas Escrituras. Quem são os demônios é uma
questão mais ou menos desconcertante, porém faremos algumas colocações.
Espíritos
Desencarnados Talvez de alguma raça ou ordem de seres pré-adâmicos; ou, quem
sabe, da própria raça adâmica. Se forem realmente espíritos desencarnados, isso
explicaria o fato que procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando
desencarnado são incapazes de operar na plena força de sua maldade.
Não
será que esses demônios são os espíritos daqueles que palmilharam esta terra na
carne, antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que, por
ocasião daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus.
Por
conseguinte, os demônios são uma ordem de seres espirituais; que parecem ser
distintos e separados dos anjos: pelo que fica subentendido por algumas
passagens, parecem estar em estado de desencarnação, tendo existido em algum
período anterior, quando possuíam forma corpórea.
1.
Sua existência
A - Reconhecida por Jesus.
Mt 12.27,28 - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Se, porém, eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
A - Reconhecida por Jesus.
Mt 12.27,28 - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Se, porém, eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
Jesus
Cristo reconheceu a existência dos demônios falando a respeito deles e para
eles.
B -
Reconhecida pelos setenta.
Lc 10.17 - Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!
Lc 10.17 - Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!
Os
setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois em dois, tiveram de enfrentar
os demônios, e retornaram com o relatório que os demônios se lhes tornavam
sujeitos através do nome de Cristo.
C -
Reconhecida pelos apóstolos.
Por
Paulo. 1 Co 10.20,21 - O Apóstolo Paulo reconheceu a realidade da existência
dos demônios em seus dias, e fez advertência a respeito deles.
Por
Tiago. Tg 2.19 - Tiago reconheceu a existência dos demônios, revelando que
eles, por crerem na existência de Deus, estremecem.
2.
Sua Natureza.
Inteligências pessoais. Mt 8. 29,31 - E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?... Então os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos.
Inteligências pessoais. Mt 8. 29,31 - E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?... Então os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos.
Características
e ações pessoais são atribuídas aos demônios, o que demonstra que possuem
personalidade e também inteligência.
Seres
espirituais. Lc 9.38,39,42 - E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem,
dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único;
um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra,
convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter
quebrantado... Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o
convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o
entregou a seu pai.
Os
demônios são seres espirituais; são reputados idêntico aos espíritos imundos,
no Novo Testamento.
Ao
que parece, espíritos destituídos de seus corpos. Mt 12.43,44- Quando o
espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém
não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo
voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.
Muitos
em número. Mc 5.9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é
o meu nome, porque somos muitos.
"Uma
Legião, no exército romano, totalizava, quando completa, seis mil soldados; mas
aqui essa palavra é usada a respeito de um número indefinido e elevado -
suficientemente elevado, contudo, para, assim que tiveram licença, ocupar os
corpos dos dois mil porcos e destruí-los".
Os
demônios são de tal modo numerosos que tornam Satanás praticamente ubíquo por
meio desses
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Eles causam moléstias Mateus 9: 33
Eles causam moléstias Mateus 9: 33
Eles
causam distúrbios mentais Lucas 8: 35
Eles
levam muita á impureza moral Lucas 8: 2
Eles
disseminam falsas doutrinas 1 Timóteo 4:1
Eles
se opõem aos cristãos Efésios 6: 2
Eles
possuem seres humanos Mateus 4: 24
Temos
que fazer uma distinção, entre mera influência demoníaca e possessão demoníaca:
A primeira é uma operação temporária externa dos demônios em certas áreas; A
segunda a operação mais permanente interior.
Adivinhação
- Predizer o futuro por meio de sortilégios
Deuteronômio
18:10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha,
nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro.
A
hidromância Adivinhação através do movimento da água Gênesis44 :5
A
astrologia A influência dos astros no destino da pessoa Daniel 2: 27
Belomância
Adivinhação por meio de flechas sacudindo-as até uma cair. Ez. 21: 21
Cartomancia
Adivinhação através das cartas de jogar
Búzio
Adivinhação com pequenas conchas jogadas pelo Babalaô.
Espiritismo
- A crença de que os vivos podem se comunicar com os espíritos dos mortos.
Também chamada de Necromância.
Deuteronômio
18: 9 - 14 Nesta passagem e em muitas outras, Israel é claramente avisado para
não consultar aqueles que professam comunicar com os mortos.
Veremos
alguns exemplos Bíblicos de médiuns.
A
pitonissa de En-Dor 1 Samuel 28: 3 - 14
Simão,
o Mágico Atos 8: 9 - 24
Elimas,
o Mágico Atos 13 :6 - 12
A
jovem com o espírito de adivinhação Atos 16:16 - 18
Com
relação ao todo do problema do demonismo, as Escrituras nos exortam a testar os
espíritos para saber se são da parte de Deus ou não.
1
João 4:1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de
Deus; ...
Devemos
colocar a armadura de Deus para o conflito com esses espíritos, e nos
dedicarmos
à oração e à súplica em todo o tempo, com toda perseverança.
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